quinta-feira, 27 de março de 2014

Um lugar de cores vivas e sonhos mortos.

''Quero uma varanda com vista dos meus sonhos, escrever de manhã, 
a tarde e a noite e passar a madrugada contando estrelas na janela.''


Aloha Nui Loa.


(AVISO: Dê o play na música no final da página e viaje em mais um de meus devaneios)

Eu nunca fui um cara muito sortudo. Confesso que a vida me pregou bastante peças desde quando deixei de ser apenas um garoto inocente do interior que adorava brincar na terra e me tornei um homem com responsabilidades e sonhos deixados de lado.
Não é fácil chegar aos 30, onde tudo começa a ficar mais assustador do que o famoso bicho-papão que um dia fez morada em meu guarda-roupas. É estranho olhar pra frente e ver apenas uma névoa forte me forçando a ser mais cauteloso a cada passo que dou para não cair novamente em um buraco, o que convenhamos, faz parte da minha rotina.

Quando era criança, que ia a festas de amigos da escola e estouravam aqueles balões com balas e pirulitos, sendo eu um sortudo, ficava sempre de mão vazias. Ou será que, o que me faltava, nada mais era do que um certo grau mais elevado de esperteza no qual eu não pertencia? Enfim, sei que nunca tive sorte de pegar os doces mais cobiçados pelas crianças.
Já na fase adolescente, ondejá deveria estar um pouco mais ''esperto'' em relação ao mundo, me deparo com a triste realidade de ser um adolescente acima do peso, confuso em relação a sexualidade. Era sempre o último a ser escolhido nas aulas de educação física, nas festa dos colegas de classe, onde tinha a famosa dança da vassoura, era sempre o sujeito gordinho com a vassoura, mas tinha um senso de humor estranho em relação a isso tudo. Sempre tentei ser engraçadinho, já que as garotas não iriam me beijar e beijar garotos ainda estava fora de cogitação pra mim.

Quando entrei na fase jovem, onde já com alguns quilos a menos e uma postura um pouco mais confiante, comecei a pensar que a sorte enfim estaria do meu lado. Logo estava trabalhando, já tinha me formado no ensino médio e minha fase ''adulta'' se iniciava. Confesso que foram alguns anos de glória e dor, onde a tão cobiçada sorte durou apenas alguns poucos singelos minutos. O que havia de errado comigo? Porque nunca tive sorte quando todo mundo ao meu redor parecia estar cheio dela? Porque alguns morrem de sede enquanto outros tomam banho de cachoeira?
São perguntas que até hoje não sei te responder, mesmo porque parei de me fazer esta pergunta já a algum tempo e aceitei uma realidade de que a sorte nada mais é do que um simples acaso. Hoje em dia não acredito em pessoas ''sortudas'' mas sim em pessoas que estavam na hora certa, no lugar certo. Acredito sim que todos temos chances de conseguir o que se quer (seja um emprego bom, um premio da loteria, um cachorro perdido no qual se era oferecido uma boa recompensa ou até mesmo aquele príncipe encantado no ponto de ônibus) tudo depende única e exclusivamente de nossas escolhas. Dos números que vamos arriscar na loteria até o ônibus que vamos esperar, e pra termos ''sorte'' só precisamos nos arriscar mais, viver mais, experimentar mais. Estranho estes conselhos saírem da boca ou dedos, o que achar melhor, de uma pessoa como eu, extremamente pessimista.

Hoje, quando olho pra trás, vejo quantas vezes a sorte esteve do meu lado. Foram varias vezes em que achei que tudo estava dando errado, quando na verdade, minhas escolhas estavam me sabotando o tempo todo pra que eu pudesse continuar acreditando que eu não era merecedor da ''sorte''. Sei que ainda vai demorar pra que eu abra meus olhos por completo e veja claramente o meu caminho a ser seguido, mas mesmo estando no chão, a primeira decisão a ser tomada, já tomei. Parar de sentir pena de mim e olhar pra cima e enfim enxergar que, independendo do tempo nublado, o sol está lutando contra as nuvens pra poder blihar e tudo que preciso é fazer igual e ir em busca dos meus sonhos, pois nada na vida vem de graça. No pain, no gain.

Vagando pela internet, me deparei com este poema, bem legal, e me fez pensar bastante. Hoje completa 3 semanas que parei de fumar novamente, e quando eu pensei que tudo ficaria mais fácil quando se passasse  a primeira semana, tudo esta mais difícil do que da primeira vez que fiquei sem fumar, mas estou me mantendo firme na minha decisão e com muita fé e muita força de vontade, eu vou ter ''sorte'' de conquistar o prêmio maior. Como diz a música The Climb da Miley Cyrus "There's always gonna be another mountain, I'm always gonna wanna make it move, Always gonna be an uphill battle, Sometimes I'm gonna have to lose, Ain't about how fast I get there, Ain't about what's waiting, On the other side, It's the climb.'' 
Esta música sempre me traz boas recordações, como quando eu trabalhava no hotel em Dublin com meu amigo Dilson e sempre dublávamos esta música. Não sei se você ira ler isso Dilson, mas saiba que sinto muito a sua falta, das nossas intermináveis conversas, da facilidade que eu tinha de falar dos meus problemas com você e dá forma que você sempre me trazia de volta a realidade quando eu começava a sonhar demais. Muita saudades mesmo nego. São poucas pessoas que hoje em dia chamo de amigo e que considero de verdade, você é um deles. Você é super especial. Você é uma alma boa.

Enfim, aqui vai o poema que disse que li. Espero que gostem, porque eu adorei.


Toda vez que você acordar e eu não estiver,
ou que você for dormir sem roçar nos meus pés
Se de repente a saudade bater e no passar das horas você não me encontrar
Pense que eu fui ali, o teu abraço buscar.
Toda vez que você entristecer, sentir o medo te corroer
Ou a solidão chegando perto de ti, pense em mim
Eu fui ali buscar um sorriso pra você.
Toda vez que a dor estiver perto e você precisar de carinho
Não sofra com a minha ausência, pense que
 Eu fui ali buscar mais paciência.
Se teu tato precisar do meu corpo
E por um acaso qualquer eu não estiver
Pense que eu fui ali buscar mais amor
Pra gente usar debaixo do cobertor.
Tenha certeza de que sempre vou voltar
Porque a nossa felicidade me faz crescer
O nosso afeto me faz melhor
Escolhemos um ao outro e é isso que nos faz viver.

- Bernardo, Série Os Positivos.


Status do Dia: Deixando nas mãos da Sorte.

Frase do dia: ''A sorte tem um hábito peculiar de favorecer àqueles que não dependem dela'' 
-Linartt Vieira



Música do dia:                          I wanna go to Marz - John Grant




Por Maikon Marques